sábado, 17 de abril de 2010

Resumo: Formação de Portugal

Península Ibérica

· Antes de se tornar um país independente, Portugal era um pequeno território no norte da Península Ibérica e pertencia ao reino de Leão. Chamava-se Condado Portucalense.


· Por volta de 1090, o rei Afonso VI governava todo o território da Península Ibérica, cujas ações centravam-se na luta pela expulsão dos mulçumanos, dentre as lutas contra os mouros se destacaram Raimundo e Henrique (seu primo) ambos eram nobres de Borgonha (região francesa);


· Afonso VI promoveu o casamento de Raimundo com sua única filha e herdeira Urraca, dando-lhe como dote o governo de Galiza (região da atual Espanha);


· Henrique casou-se com Teresa, filha bastarda de Afonso VI, e recebeu como dote o Condado Portucalense;


· D. Henrique continuou com sua expansão territorial, na luta contra os mouros, anexando assim outros territórios ao sul do condado, o que foi dando os contornos no que hoje é Portugal;


· Em 1128, Afonso Henriques (filho de D. Henrique de Borgonha e Teresa) proclamou a independência do Condado Portucalense. Com isso, gerou muitas lutas contra as forças do reino de Leão;


· Em 1943, no tratado de Zamora, o rei de Leão reconheceu Afonso Henriques como rei de Portugal, dando inicio a primeira dinastia portuguesa: a dinastia de Borgonha;



27 comentários:

Anônimo disse...

obrigada pela ajuda!Seu resumo ajudou bastante a tirar minhas duvidas!

Anônimo disse...

muito obrigado tirei todas as minhas duvidas

Anônimo disse...

otima informacao. 1143 foi ano do tratado de Zamora. Facil de usar o ano corrente, nao e?

Anônimo disse...

muito bom, mim ajudou muito.obg DEUS abençoe a todos.

Anônimo disse...

gostei muito haha , tenho que tirar nota boa na prova!

Anônimo disse...

Obrigado me ajudou bastantee mesmo

Anônimo disse...

obrigada isso vai alavancar minha nota

Anônimo disse...

Obrigado pela ajuda! Ira me ajudar muito!

Anônimo disse...

Valeu pelo resumo foi muito bom

Anônimo disse...

B O M , D A , P R O , G A S T O !

Anônimo disse...

Legal....

Thamires Modesto disse...

LEGAL,me ajudou....continue...assim....

Anônimo disse...

Valeu ajudou bastante

Anônimo disse...

aff nao intendi nada dessa bosta

Anônimo disse...

obrigada me ajudou na apostila

Anônimo disse...

legal...me ajudou para a prova de hoje...continue assim...

Anônimo disse...

valeu cara vai me ajudar demais esse resumo

Anônimo disse...

Ninguem tem culpa se vc e burro..e nao consegue entender nem um simples resumo! Aff digo eu!

Bianca Mendonça disse...

Vish Show!!! valeuu mesmo me ajudou muito!!!

Anônimo disse...

Mt booom!!!

Felipe HS disse...

vlw ajudou mto

andressa tirolla disse...

muito obg ajudou muito mesmo pois não há muitos resumos no google

Anônimo disse...

Obg me ajudou bastante

Anônimo disse...

gostei muito do assunto e muito bom de se ler e de se aprender gostei muito desse assunto amei

Anônimo disse...

BOM GOSTEI MT DO SEU RESUMO ESPERO QUE EU TIRE UMA OTIMA NOTA OBG!!

Anônimo disse...

Muito obrigada ! Me ajudou muito , todas essas informações foram muito úteis para mim :)

Anônimo disse...

obrigado mesmo, ajudou muito!!!!
valeu cara.

Postar um comentário